Se você já sentiu o perfume de uma rosa, já experimentou as qualidades aromáticas dos óleos essenciais. Esses compostos aromáticos voláteis são encontrados nas sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes das plantas e podem ter, ao mesmo tempo, fragrâncias agradáveis e potentes. Os óleos essenciais dão às plantas seus aromas distintos, além de oferecer-lhes proteção e desempenhar um papel importante em sua polinização.
Além dos benefícios intrínsecos às plantas e sua doce fragrância, os óleos essenciais têm sido usados, há muito tempo, no preparo de alimentos, em tratamentos de beleza e nas práticas e cuidados de bem-estar.
Em suma, esses compostos são pequenas moléculas orgânicas que tendem a mudar, rapidamente, do seu estado sólido ou líquido para o estado gasoso quando estão à temperatura ambiente. Assim, eles são chamados voláteis porque mudam de estado rapidamente.
Quando você abre um frasco de óleo essencial pela primeira vez, percebe que o aroma é potente e, assim, consegue sentir o cheiro específico, até de alguma distância. As propriedades físicas e químicas dos compostos aromáticos voláteis que compõem os óleos essenciais permitem que eles circulem rapidamente pelo ar e interajam diretamente com os sensores olfativos do nariz.
Tais propriedades únicas tornam os óleos essenciais ideais para a inclusão em aplicações de aromaterapia - uso desses compostos de plantas para ajudar a manter a mente e o corpo saudáveis - bem como em outras aplicações.
Os tipos de compostos aromáticos voláteis presentes em um óleo essencial determinam o aroma do óleo e os benefícios que ele oferece.
Mais de 3.000 variedades de compostos aromáticos voláteis foram identificadas até agora. A natureza de um óleo essencial varia de planta para planta, dentro de famílias botânicas, e de espécie para espécie.
A relação delicada dos constituintes aromáticos encontrados em qualquer óleo essencial é o que o torna único e que lhe permite oferecer benefícios específicos.
Mesmo com óleos essenciais puros, a sua composição pode variar de acordo com a hora, a estação, a localização geográfica, o método e a duração da destilação, o ano de cultivo e o clima, tornando cada passo do processo de produção um determinante crítico da qualidade geral do produto.
Alívio da Dor: Certos OE possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar dores de cabeça, dores musculares e articulares.
Redução do Estresse e Ansiedade: Muitos óleos essenciais têm propriedades calmantes que ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.
Energia e Foco: Podem estimular a mente e o corpo, ajudando a aumentar a energia, a concentração e a clareza mental.
Melhora do sono: Podem ajudar a combater a insônia e melhorar a qualidade do sono.
Melhora do Humor: Alguns aromas podem melhorar o humor e combater a depressão leve.
Fortalecimento da Imunidade: Óleos essenciais têm propriedades antimicrobianas e antivirais que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico e prevenir infecções.
Os óleos essenciais podem ser usados para uma ampla gama de aplicações para o bem-estar emocional e físico. Dependendo da experiência e do benefício desejado pelo usuário, eles podem ser usados sozinhos ou em misturas complexas, que são os blends das incríveis sinergias que produzimos aqui na Free Soul.
BLENDS DE ÓLEOS ESSENCIAIS
Cada óleo essencial possui características e propriedades únicas, representando soluções naturais incríveis para diversas finalidades. Imagine então os benefícios proporcionados pela combinação de diversos óleos?
Já que diferentes óleos essenciais podem provocar diferentes respostas emocionais e químicas, o Sistema Free Soul baseia-se na química e na fitoenergética dos OE's. Cada blend de óleos essenciais é composto de substâncias químicas básicas categorizadas em diferentes classificações.
Na aromaterapia, diferentes classificações são utilizadas para produzir as respostas emocionais desejadas, para alcançar um perfil químico exclusivo.
A AROMATERAPIA E SEUS BENEFÍCIOS
A aromaterapia (o uso de óleos essenciais e extratos vegetais) tem sido um assunto de interesse por milhares de anos. Os antigos gregos, romanos, chineses e indianos usavam óleos essenciais em rituais e práticas religiosas, reconhecendo a capacidade dos óleos de influenciar os sentimentos humanos e as doenças físicas.
Mesmo em vista dessa rica história de aromaterapia, o termo não foi estabelecido oficialmente até o século XX, e levou muitos anos para a comunidade científica reconhecer os benefícios físicos emocionais da aromaterapia.
Depois de pesquisas substanciais nos anos 1990, os biólogos começaram a entender mais plenamente como os sensores químicos do corpo respondem aos efeitos de um aroma.
Essas pesquisas abriram a mente de muitos para um conceito que as civilizações antigas descobriram há muito tempo: a aromaterapia pode ter um efeito extraordinário nas emoções e no humor humanos.
Devido às complexidades do cérebro humano, certos aromas podem evocar emoções ao desencadearem lembranças e estimularem respostas emocionais. Esse conceito, conhecido como “Fenômeno de Proust”, sugere que, embora todos tenhamos lembranças e experiências diferentes, todos temos a capacidade de experimentar uma resposta distinta ao inalar aromas.
Essa resposta interna age como um “caminho aromático” que liga o aroma a diferentes regiões do cérebro, desencadeando assim uma resposta emocional.
Quando inalamos um aroma distinto, o odor é processado pelo sistema olfativo do cérebro, que é o sistema sensorial responsável por controlar o sentido do olfato.
O sistema olfativo está ligado ao sistema límbico, uma região do cérebro que armazena as lembranças e as emoções. Nesse momento, o sistema límbico produz uma resposta distinta ao aroma com base nas lembranças que estejam associadas àquele odor em particular, produzindo subsequentemente um fluxo de sentimentos.
Os óleos essenciais podem produzir respostas que podem ser usadas para aumentar o bem-estar e administrar as emoções.
Embora todos nós experimentemos respostas definidas ao aroma dos óleos essenciais, estímulos e lembranças distintos tornam nossas respostas extremamente personalizadas. Com base no perfil químico único de cada óleo essencial, sabemos que cada óleo estimulará uma resposta emocional específica.
Contudo, como nenhuma pessoa é igual a outra, cada uma delas recebe benefícios distintos para o próprio bem-estar. Nossas reações aos aromas baseiam-se em indicadores ambientais, experiências passadas, preferências pessoais e até mesmo em nossa composição genética exclusiva.
Devido a esses fatores individuais, nem todo usuário terá a mesma reação psicológica ao mesmo óleo.
Nome que se origina do sentimento de liberdade plena para ser, sentir e conectar com o que há de mais belo, mais puro e mais natural, assim foi criada a Free Soul Aromaterapia. Uma marca livre dos paradigmas da sociedade, que busca fornecer a melhor qualidade possível de experiência energética para seres humanos e seus companheiros. A Free Soul se envolve de uma maneira alegre e viva com sua comunidade, entendendo a necessidade de trazer para a sociedade soluções ou ame